quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

02/02 - As fases do capitalismo.


Para entender o capitalismo é necessário esclarescer as cruciais diferenças entre o capitalismo e o socialismo: A propriedade privada e as classes sociais.
No capitalismo, existe a chamada propriedade privada. Significa que uma companhia de qualquer coisa tem um ou vários donos, ou somente acionistas, enquanto que no Estado socialista, todas as propriedades são do Estado. Existem apenas pequenas propriedades privadas.
No caso da China, não é o socialismo comum, como em cuba, e sim o socialismo de mercado, já que as empresas visam mais o lucro. Não que no sistema socialista não exista lucro, mas é pequeno e normalmente vai para as mãos do Estado.
A segunda diferença básica é a divisão em classes sociais, que é crucial no Estado capitalista enquanto que no socialista não era pra existir teóricamente, mas existe na prática.

1) Capitalismo comercial
Estende-se do século XV ao século XVIII. A denominação "comercial" se relaciona ao fato de existir predominância do comércio, do capital mercantil sobre a produção. A maior parte do lucro concentrava-se na mão dos comerciantes intermediários entre o produtor e o consimidor, ou seja, luca mais quem vende e não quem produz. Por isso, o capita acumulava-se na  circulação, no comércio, não na produção.
Em geral, o lucro no capitalismo comercial é buscado por meio do comércio. A política metalista dominava na época e as grandes cruzadas estavam a acontecer. As grandes potências eram Portugal e Espanha já que dominavam as rotas comerciais. Um exemplo da grande importância dessas duas potências foi o tratado de Tordesilhas, que dividia o mundo nas mãos de Portugal e Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário