terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Biologia do Luc - 07/02/12


                    SUCESSÃO ECOLÓGICA
1) Teorias Evolutivas
a) Fixismo: Sem evolução. As espécies são imutáveis, pois Deus é perfeito então suas criações também são e não precisam de alterações.
A explicação dos fixistas para os fósseis era que aqueles seres teriam entrado em conflito com Deus e foram punidos. Porém, os fixistas acreditam na idéia de que o nº de espécies existentes é imutável, então deveria ser criada outra espécie para substituir a que foi eliminada.


b)Transformismo: Existe evolução, mas como aconteceu?
-> LAMARCKISMO: "O meio ambiente modifica os indivíduos, tornando-os adaptados ao meio."


- "Teoria" dos caracteres adquiridos: Faria com que o ser vivo adquirisse novas características para sua sobrevivência e seriam desenvolvidos quando usadas .


-"Teoria" do uso e desuso: Se essas características não se desenvolvessem, iriam atrofiar e sumir.


* O termo teoria está entre aspas pois não seguiam o método ciênfico, já que Lamarck era um filósofo, então são apenas hipóteses.




-> Darwinismo
Darwin escreveu o livro "A origem das espécies", uma junção dos estudos de Malthus, Wallace e Darwin. A teoria de Darwin era que o meio ambiente seleciona os mais aptos. Os menos aptos morrem, migram ou reduz o nº - SELEÇÃO NATURAL.




Um exemplo comum da diferença entre as teorias de Darwin e Lamarck é o da girafa. Lamarck diz que o pescoço das girafas se alongaram quando precisaram alcançar a comida em árvores mais altas. Enquanto Darwin defende que as girafas menos aptas a essa situação, as que não consegiam alcançar, morreram, e as de pescoço maior foram selecionadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário